O TEATRO SURGE A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO HOMEN, ATRAVÉS DAS SUAS NECESSIDADES.
O HOMEM PRIMITIVO ERA CAÇADOR E SELVAGEM, SENTIA A NECESSIDADE DE DOMINAR A NATUREZA. ATRAVÉS DESSAS NECESSIDADES SURGEM INVENÇÕES COMO O DESENHO E O TEATRO NA SUA FORMA MAIS PRIMITIVA.
ERAM UMAS ESPÉCIES DE DANÇAS DRAMÁTICAS COLETIVAS QUE ABORDAVAM AS QUESTÕES DO SEU DIA-A-DIA, UMA ESPÉCIE DE RITO DE CELEBRAÇÃO, AGRADECIMENTO OU PERDA.
ESTAS PEQUENAS EVOLUÇÕES SE DERAM COM O PASSAR DE VÁRIOS ANOS. COM O TEMPO O HOMEM PASSOU A REALIZAR RITUAIS SAGRADOS NA TENTATIVA DE APAZIGUAR OS EFEITOS DA NATUREZA, HARMONIZANDO-SE COM ELA.
OS RITUS COMEÇARAM A EVOLUIR, SURGEM DANÇAS MIMÉTICAS, OS HOMENS PRATICAM A MIMESIS (MÍMICAS) E AS MULHERES CANTAM.
COM O SURGIMENTO DA CIVILIZAÇÃO EGÍPICIA OS PEQUENOS RITOS SE TORNAM GRANDES RITUAIS FORMALIZADOS E BASEADOS EM MITOS (HISTÓRIA QUE NARRA O SAGRADO DO MUNDO).
CADA MITO CONTA COMO UMA REALIDADE VEIO A EXISTIR. OS RITOS POSSUÍAM REGRAS REGRAS DE ACORDO COM O QUE PROPUNHA O ESTADO E A RELIGIÃO, ERAM APENAS A HISTÓRIA DO MITO EM AÇÃO OU SEJA EM MOVIMENTO. ESTES RITUAIS PROPAGAVAM AS TRADIÇÕES, APELO AS ENTIDADES SOBRENATURAIS, OFERENDA PARA OBTENÇÃO DE FAVORES, PARA HOMENAGEM, PARA DIVERTIMENTO E SINAL DE HONRA AOS NOBRES.
NA GRÉCIA SIM, SURGE O TEATRO. SURGE O DITIRAMBO, UM TIPO DE PROFISSÃO INFORMAL QUE MAIS TARDE FICOU MAIS ORGANIZADA ERA PARA HOMENAGEAR O DEUS DIONISIO. ERA UM CULTO DE EVOLUÇÃO E LOUVAÇÃO A DETERMINADO DEUS.
MAIS TARDE O DITIRAMBO EVOLUIU, TINHA UM CORO FORMADO POR COREUTAS E PELO CORIFEU, ELES CANTAVAM, DANÇAVAM, CONTAVAM HISTÓRIAS E MITOS RELACIONADOS A DEUS. A GRANDE INOVAÇÃO SE DEU QUANDO SE CRIOU O DIÁLOGO ENTRE COREUTAS E CORIFEU. CRIA-SE A AÇÃO NA HISTÓRIA. SURGE ASSIM OS PRIMEIROS TEXTOS TEATRAIS.
A PRINCIPIO TUDO ACONTECIA NAS RUAS, DEPOIS TORNOU-SE NECESSÁRIO UM LUGAR. AÍ SURGIRAM OS PRIMEIROS TEATROS.
E FOI ASSIM QUE O TEATRO FOI EVOLUINDO. COM O TEMPO SURGIRAM NOVAS FORMAS DE FAZER TEATRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário